segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

É orgânico?

Imagem retirada de: http://www.autossustentavel.com/2010/08/por-que-consumir-alimentos-organicos.html
Estranharam o título da postagem? E a imagem?

Quem me conhece deve ter estranhado, hehehe! É que quem me conhece sabe que as únicas coisas "verdes" que eu como são basicamente arroz, batata e banana! E isso nem é verde, hehehe! Tá, eu como outras coisas indiretamente. O ponto é que eu não como salada, legumes, frutas... essas coisas "imexíveis". 

Apesar disso, outro dia eu vi um post que até eu achei muito interessante num blog que eu adoro, que é o Quadrado (aliás, vou colocá-lo ali na lista de coisas que eu gosto de ler de vez em sempre). Esse blog é dedicado exclusivamente ao nosso querido quadradinho (vulgo DF, rs). Excelente mesmo. Bom, voltando ao tal post, entitulado "O mapa da mina orgânica", a ótima dica dele é um link para o mapa de feiras orgânicas do site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Que idéia excelente! Aliás, eu acho excelentes todos os sites que se prezam a informar as pessoas - no caso de empresas, já ganham muitos pontos aquelas que têm um site bem estruturado, com informações sobre o seu produto e se possível com o preço, pra eu não precisar gastar meu telefone e meu tempo com pesquisa "bocal" (o meu negócio é pesquisa "dedal" - um viva ao Google, kkkkkkkkk!). 

Não fiz promessas de comer melhor em 2013. Nem meu marido, que come até pedra, anda comendo direito. Mas eu boto fé nos orgânicos, apesar de ainda serem mais caros que os produtos "toxicados". Então, se um dia eu resolver comer mais coisas que não se deslocam, é possível que eu me dedique aos orgânicos, kkkkkk! (Apesar de que os meus vizinhos de "Clear Waters" vão observar que a nossa cidade é bem carente nesse quesito - nenhuma feirinha aparece nesse mapa, hunf!)

É isso. Que esse mapinha seja útil para vocês, comedores de cenouras e alfaces indefesas, kkkkkkkk!

4 comentários:

  1. Hum... Me soa estranhíssimo, por que eu só associo "orgânico" a vegetais folhosos, mas descobri que tem carne orgânica também. Embora eu não vislumbre o garçom do Fogo de Chão vindo visitar minha mesa com um naco de Cupim Orgânico.

    Beijos.

    PS: Seres verdes inanimados agradecem por sua cadeia alimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tio Rapha! Existe carne orgânica, lógico! Até lembrei de um colega que comprava frango orgânico pra fazer as comidinhas da filhinha dele. Mas não me lembro em que local ele comprava não.
      Confesso que eu mesma nunca saí procurando carne orgânica. O que a gente já comprou de orgânico lá em casa foram folhas, cenoura, tomate... (obviamente que não para mim, kkkkk!) Isso sempre tem disponível no supermercado que a gente frequenta. Agora, carne... nunca saí olhando as prateleiras em busca do selo "produto orgânico". É tão raro comprar "comida de verdade" lá em casa (porque a gente só almoça na rua) que quando pego uma carninha vou em busca de um tipo específico, dependendo do que a gente vai cozinhar no dia.
      Mas taí! Na minha próxima ida ao mercado vou ver se me lembro de dar uma olhada nas carnes...
      =)

      Excluir
  2. Existe carne e frango orgânico: no carrefour normalmente vendem frangos caipira (semi-orgânico eu acho) pois ao contrário do frango "normal" que vive em galpão e come ração o capiria cisca livre e vive uma vida mais saudável. Conheço algumas lojinhas orgânicas(malunga vende pela internet) , caso queira começar...Tenho também receitas he he he he

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Clarissa! Depois do comentário do Rapha lembrei das galinhas, porcos e vacas "libertos", rs!
    Além da liberdade, a alimentação desses bichos é em tese mais saudável - e consequentemente a nossa também.

    Agora, vou falar o que mata nos orgânicos: o preço. Se o quilo da picanha "comum" já é caro, quanto custa o da vaca orgânica? Tudo bem que no caso de um casal que come na rua costumeiramente pode até não pesar tanto no orçamento comprar uma carne orgânica eventualmente (e tudo bem que ninguém come picanha todo dia, rs! É só um "supositório")... mas infelizmente para a maioria das pessoas isso custa muito caro. Eu entendo que seja mais caro, até por conta da cadeia produtiva que é diferente... mas ser tão mais caro realmente se torna um impecilho para a sua popularização.

    Tô errada nesse pensamento? É isso que querem que eu pense e a realidade não é essa?

    ResponderExcluir

"Divaneie" você também!